O assédio moral tem sido objeto de crescente volume de denúncias no ambiente de trabalho¹, no Brasil e no mundo(1).

Este contexto gera a necessidade de se buscar soluções diversas para prevenir a prática do assédio moral, sob diferentes perspectivas, sem negligenciar a obrigação dos empregadores em remediar de forma adequada os fatos identificados, a partir análise da gravidade que envolvem a denúncia.

O aprimoramento na comunicação é uma forma adequada de se construir relações positivas e eficientes no local de trabalho, além de indicar a existência de cultura de alto desempenho, com troca de informações e ideias(2).

O soft skill da comunicação pode ter sua eficiência positivamente potencializada a partir do conhecimento e prática da CNV (comunicação não violenta), inclusive tendo como enfoque a prevenção a ocorrência de assédio moral.

A CNV é uma prática sistematizada pelo psicólogo Marshall Rosenberg, sendo formada por quatro componentes, a observação, os sentimentos, as necessidades e o pedido(4).

CNV como prevenção ao assédio moral:

A partir da capacitação dos colaboradores, para que possam utilizar a prática da CNV, aplicando a autoconexão, empatia e expressão honesta, aqueles conflitos que podem se elevar a assédio moral por questões relacionais deterioradas, decorrentes de uma comunicação ineficiente tendem a ser prevenidas.

Autoras:

                                 

Ismenia Castro                            Nailza Vanderli Silva de Castro
Contencioso Trabalhista           Analista Jurídica / Canal de Denúncia
Consultoria Trabalhista            Investigações Corporativas

 


Fonte: (1):  Jornal Nacional [+] / (2): https://brasil.un.org/pt-br/210241-oit-viol%C3%AAncia-e-ass%C3%A9dio-no-trabalho-afetam-uma-em-cada-cinco-pessoas  / (3): https://www.spiceworks.com/hr/engagement-retention/guest-article/effective-communication-in-the-workplace-how-and-why/#:~:text=According%20to%20the%20statistics%2C%2057,improve%20communication%20in%20the%20workplace
(4): https://www.institutocnvb.com.br/single-post/comunica%C3%A7%C3%A3o-n%C3%A3o-violenta-cnv-o-que-%C3%A9-e-como-praticar?gclid=CjwKCAjwzo2mBhAUEiwAf7wjkn52j0rzynlArco7aRV6vgsPeQ4AKSaGQuNjJfkvcTLbJoOG0JIoThoCygoQAvD_BwE